Histórico

O Laboratório de Materiais Multifuncionais Nanoestruturados (LM2N) iniciou suas atividades no ano de 2017, contando atualmente como membros permanentes os professores Waldir Avansi Júnior e Luís Fernando da Silva, ambos docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O laboratório está localizado no Departamento de Física da UFSCar na cidade de São Carlos, a 230 km da cidade de São Paulo. As pesquisas científicas realizadas pelos membros do LM2N têm sido dedicadas ao processamento de materiais semicondutores nanoestruturados (e.g. ZnO, V2O5, TiO2, WO3, SnO2, etc) na forma de pós e/ou filmes cerâmicos. Estas nanoestruturas são sintetizadas por metodologias químicas (e.g. precursores poliméricos, solvo/hidrotermal, e microondas), sendo os materiais caracterizados por técnicas convencionais e avançadas, como por exemplo, a difração de raios X, microscopia eletrônica (MEV e HRTEM), espectroscopia de absorção de raios X (XAS), e espectroscopia de fotoelétrons de raios X (XPS). As nanoestruturas funcionais são estudadas quanto ao potencial em aplicações prática, como por exemplo, na degradação de poluentes orgânicos, e/ou na detecção de gases tóxicos. A compreensão dos mecanismos envolvidos nas propriedades funcionais de tais nanoestruturas tem sido o foco dos pesquisadores do LM2N.

O LM2N possui colaborações com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais (França, Espanha, Reino Unido, e Suíça), as quais têm contribuindo para o avanço das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa.

O laboratório integra o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais -CDMF/ CEPID (link externo), tendo suas pesquisas financiadas pelas seguintes agências de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo -FAPESP (link externo), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (link externo) , e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -CAPES (link Externo).