Processamento de Materiais

Materiais nanoestruturados têm sido considerados uma fascinante classe de materiais na área de ciência de Física de Materiais, sendo objeto de intensa pesquisa nas últimas décadas em razão de suas propriedades multifuncionais, propriedades estas que permitem sua utilização em diversas áreas, tais como a fotocatálise, sensores de gás, e geração de energia (e.g. células solares, produção de H2). Dentre os materiais multifuncionais, destacam-se os semicondutores, como por exemplo: ZnO, TiO2, WO3, SnO2, e o Fe2O3; os quais têm sido sintetizados por diferentes metodologias. Em nosso laboratório, óxidos semicondutores têm sido obtidos na forma de pós cerâmicos e/ou filmes finos ou espessos utilizando rotas de síntese química. Estas metodologias têm permitido a obtenção de materiais nanoestruturados de forma controlada e reprodutível, além de exibirem propriedades físico-químicas diferenciadas.

: A imagem apresenta uma fotografia de seis tubos de ensaio de vidro, os quais estão enumerados de 1 a 6. Os números estão escritos em caneta esferográfica azul, na parte superior. Os tubos, dentro dos quais há soluções de cor branca, estão posicionados dentro de um suporte de plástico de cor azul. Fim da descrição

A imagem apresenta uma fotografia de um papel impresso com partes de um texto em inglês em fonte na cor preta. Sobre o papel há duas amostras: duas lâminas de vidro colocadas lado a lado, onde é possível observar que sua parte inferior, onde está localizada a amostra, o vidro fica com aspecto opaco, entretanto ainda é possível ver através deles parte do texto impresso no papel. Abaixo de cada uma das lâminas está escrito as indicações em fonte vermelha “(a) ZnO” e “(b) 50Zn50Sn”, da esquerda para a direita. Fim da descrição.

A imagem apresenta uma montagem com um fundo branco e borda preta composta por três imagens principais. A primeira: está localizada na parte superior esquerda da montagem há uma foto em tons de cinza obtida por microscopia eletrônica de varredura. A imagem é composta em sua totalidade por diversos bastões, assemelhando-se a forma de lápis, dispostos de forma aleatória na posição vertical. No canto inferior direito da imagem há uma linha branca representando a escala, em cima da qual está escrito, também em branco, “1 mm”. Logo abaixo desta imagem é possível observar a segunda imagem: uma foto em tons de amarelo obtida por microscopia de força atômica. A última imagem que compõe esta montagem está posicionada a esquerda destas duas primeiras, e apresenta um desenho composto por um retângulo na base de duas cores, uma camada de cor cinza e acima uma camada amarela. Sobre esta última camada, é possível observar um conjunto de bastões cinzas posicionados verticalmente. No canto inferior há uma seta vermelha indicando a camada amarela do retângulo escrito ao lado “SnO2 thin film (seed layer)” também na cor vermelha. Fim da descrição.