Sensores de Gás

Nos últimos anos, na tentativa de controlar a presença de gases tóxicos ou nocivos na atmosfera de zonas urbanas, surgiu a necessidade de construção de sensores eletrônicos sensíveis e estáveis, os quais sejam adequados para a detecção de pequenas quantidades de diversas espécies gasosas tóxicas. No que tange os estudos e desenvolvimento de sensores de gás, nosso grupo de pesquisa tem se dedicado a obtenção de materiais com propriedades diferenciadas as quais possibilitem sua aplicação em dispositivos sensores de alta performance. Para atingir tal objetivo, buscamos materiais sensores que apresentem variações de suas propriedades físicas (por exemplo, a resistência elétrica) quando expostos a determinadas espécies gasosas. Neste aspecto, a classe dos óxidos semicondutores têm sido alvo de constantes estudos, demostrando um grande potencial para atuar como sensores de gás.

Nos últimos anos, grande atenção tem sido prestada especialmente ao controle e monitoramento contínuo da qualidade do ar bem como da taxa de emissão de determinas espécies químicas em zonas rurais e urbanas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) mais de 80% das pessoas que vivem em áreas urbanas estão expostas a níveis de poluição que ultrapassam limites aceitáveis. Os temas ambientais são assuntos frequentemente abordados em conferências científicas e de economia sustentável. Entre as principais questões ambientais, destacam-se a poluição do ar, do solo e da água, fontes estas essenciais para os seres humanos. No que diz respeito à poluição do ar, o uso de sensores resistivos de gás ou quimiresistores tem sido considerado como uma das abordagens mais promissoras e eficientes.

Descrição da imagem. A imagem apresenta uma fotografia de uma bancada branca com equipamentos eletrônicos. Na parte de cima é possível observar três eletrômetros, um controlador de fluxo e um microscópio coberto com uma capa plástica. Na parte de baixo é possível observar, dois monitores, dois teclados e uma Unidade Central de Processamento do computador, há também um nobreak, um impedancímetro e uma câmara para testes de detecção de gás. Ao fundo janelas com persianas cinza. Fim da descrição

Descrição da imagem. A imagem apresenta uma fotografia de um equipamento de laboratório. No centro da imagem é possível observar um retângulo com bordas metálicas, dentro do qual há uma chapa de aquecimento também em forma retangular, sobre a qual é possível observar um ponto de luz brilhante de cor azul, o qual deixa toda a imagem em tons azulado. Acima, há um suporte para este ponto de luz, também de forma retangular e metálico, com cinco fios encapados. Fim da descrição.

A imagem apresenta uma montagem com um fundo azul composta por duas imagens. A imagem da esquerda apresenta uma fotografia de uma moeda americana. Em cima da moeda é possível observar um dispositivo eletrônico, ao menos quatro vezes menor que a moeda, de formato quadrado sobre o qual está depositada a amostra de cor marrom avermelhada. Do centro deste dispositivo duas linhas pontilhas foram desenhadas fazendo uma conexão com a segunda imagem localizada a sua direita. A imagem a direita apresenta uma foto em tons de cinza obtida por microscopia eletrônica de varredura em seu canto inferior esquerdo, um pequeno retângulo preto dentro do qual há escrito “2 mm” sobre uma linha branca indicando a escala. No canto superior esquerdo de ambas imagens está escrito as respectivas indicações: “(i), (ii)”.